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A Bíblia condena o adorno feminino?



Dentro de alguns sistemas religiosos radicais existem posicionamentos e convicções negativas contra joias e adornos. Mas, será que estes posicionamentos e crenças estão em harmonia com a Bíblia? Alguns acham que a Bíblia ensina que é errado as mulheres usarem joias, certos tipos de roupas ou até mesmo penteados. Um dos textos usados como argumento para apoiar esse ponto de vista é encontrado na carta do apóstolo Paulo a Timóteo.


“Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se enfeitem com modéstia e bom senso, não com tranças no cabelo, ouro, pérolas ou roupas caras, porém com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus." (1 Tm 2:9-10)


A primeira coisa que devemos perceber é que as instruções de Paulo a este respeito são para um ambiente específico, o da adoração pública. O apóstolo começa esta instrução no primeiro versículo do capítulo falando sobre oração. Ele elabora este tópico antes de dizer “Portanto…”, ou seja, como resultado do que acabou de dizer sobre a oração pública, “Quero, portanto, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente...” (1 Tm 2:8-9). Seus pensamentos sobre homens e mulheres são referentes à lugares de oração.


Portanto, as instruções de Paulo a respeito do vestuário e da aparência das mulheres visam principalmente à adoração pública. A chave é que ele diz que as mulheres devem vestir-se “em traje decente” (v. 9), ou seja, não chamar a atenção para si mesmas de uma forma que não seja adequada para a adoração pública. Devemos também compreender que a palavra traduzida como “vestir-se” modestamente (como traz algumas traduções) pode referir-se tanto ao comportamento como ao vestuário.


Vemos esse princípio em tudo o que Paulo diz. Quando ele fala de “tranças no cabelo”, ele não está condenando as mulheres que fazem tranças ou penteados em seus cabelos, mas nessa época existiam uma prática em que mulheres greco-romanas ricas teciam fios de ouro em seus cabelos para chamar a atenção para si mesmas (ver 1 Pe 3:3). Paulo enfatiza que o traje adequado para as mulheres cristãs no culto cristão não é o traje voltado para elas mesmas, mas aquele que é “apropriado para mulheres que professam adorar a Deus” (v. 10).


Na perspectiva de Paulo, havia duas coisas erradas em as mulheres usarem os tipos de roupas e adornos que ele condenava no culto público. Primeiro, por usarem roupas que não fossem modestas ou que chamassem muita atenção para si mesmas, pois as mulheres poderiam ser uma distração para os homens. Segundo, ao usarem roupas obviamente caras, pérolas e ouro, as mulheres também poderiam despertar ciúmes entre as mulheres mais pobres da congregação. Isto não quer dizer que seria intencional, mas Paulo diz que é responsabilidade da mulher não fornecer uma “pedra de tropeço” (Rm 14:14; 1 Co 8:9) aos seus companheiros de adoração.


Se lermos cuidadosamente as suas palavras, vemos que as instruções de Paulo a Timóteo sobre as vestes das mulheres não é uma decisão contra o seu adorno.


Da mesma forma, o apóstolo Pedro admoesta as mulheres: “Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3:3-4).


Em outras palavras, Pedro não condena nem proíbe o adorno da mulher, ele simplesmente adverte às mulheres a não se preocuparem com a aparência exterior, mas para a beleza interior à qual foram chamadas.


Nos versículos anteriores a estes, Pedro está discutindo a situação de como as mulheres cujos maridos não são convertidos podem adequadamente exercer melhor influência sobre seus cônjuges, dizendo:


“Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm." (1 Pedro 3:1-2).


Não é errado uma mulher usar adornos de uma maneira bonita, fica claro em vários textos bíblicos e nenhuma é mais clara do que Ezequiel 16, onde o próprio Deus fala de Israel como uma jovem a quem ele adornou: “Também a vesti com roupas bordadas e lhe dei sandálias feitas com couro da melhor qualidade; eu a cingi de linho fino e a cobri de seda. Também a enfeitei com joias: braceletes nas mãos e um colar no pescoço.” (Ez 16:10-11).  


Pedro e Paulo conheciam esta e outras passagens semelhantes e dificilmente teriam proibido algo que Deus nos diz que fez. A Bíblia não fala contra as mulheres que se adornam, mas contra a intenção errada de tal adorno ou o seu uso excessivo em ambientes inadequados, como o de adoração pública.


Graça e paz!

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Garberson Alencar

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