top of page

Introdução à Bíblia (por John MacArthur)

Atualizado: 16 de out. de 2023


A Bíblia é uma coletânea de 66 documentos inspirados por Deus, os quais estão reunidos em dois testamentos, o Antigo (39) e o Novo (27). Profetas, sacerdotes, reis e líderes da nação de Israel escreveram os livros do Antigo Testamento em hebraico (com duas passagens em aramaico), ao passo que os apóstolos e seus companheiros escreveram os livros do NT em grego.

​

O registro do AT se inicia com a narrativa da criação do universo e se encerra cerca de 400 anos antes da primeira vinda de Jesus Cristo.

​

O desenrolar da História ao longo do AT avança de acordo com as seguintes linhas:

  • A criação do universo.

  • A queda do homem.

  • O juízo do dilúvio na terra.

  • Abraão, Isaque e Jacó (Israel) — patriarcas da nação eleita.

  • A história de Israel.

  • O cativeiro no Egito — 430 anos.

  • O êxodo e jornada pelo deserto — 40 anos.

  • A conquista de Canaã — 7 anos.

  • A era dos juízes — 350 anos.

  • O reino unido — Saul, Davi e Salomão — 110 anos.

  • O reino dividido — Judá/Israel — 350 anos.

  • O cativeiro na Babilônia — 70 anos.

  • O retorno e a reconstrução da terra — 140 anos.

​

Os detalhes dessa história são explicados nos 39 livros divididos em 5 categorias:

  • A Lei — 5 (de Gênesis a Deuteronômio).

  • História — 12 (de Josué a Ester).

  • Sabedoria — 5 (de Jó a Cântico dos Cânticos).

  • Profetas maiores — 5 (de Isaías a Daniel).

  • Profetas menores — 12 (de Oseias a Malaquias).

Após a conclusão do AT, houve 400 anos de silêncio, durante os quais Deus não falou nem inspirou nenhuma Escritura. Esse silêncio foi quebrado pela chegada de João Batista, o qual anunciou a vinda do prometido Senhor Salvador. O NT registra a outra parte da história, desde o nascimento de Cristo até a culminação de toda a História e o estado final eterno; isso significa que os dois testamentos vão da criação à consumação, da eternidade passada até a eternidade futura.

Enquanto os 39 livros do AT se concentram na história de Israel e na promessa do Salvador vindouro, os 27 livros do NT se concentram na pessoa de Cristo e no estabelecimento da Igreja. Os quatro Evangelhos fornecem o registro do nascimento, da vida, da morte, da ressurreição e da ascensão de Cristo, e cada um dos quatro autores enxerga o maior e mais importante evento da História — a vinda do Deus-homem, Jesus Cristo — de perspectivas diferentes. Mateus olha para Cristo através da perspectiva de seu reino; Marcos, através da perspectiva de sua condição de servo; Lucas, através da perspectiva de sua condição humana; e João, através da perspectiva de sua divindade.

O livro de Atos conta a história do impacto da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor Salvador — desde sua ascensão, a consequente vinda do Espírito Santo e o nascimento da Igreja, até os primeiros anos da pregação do evangelho pelos apóstolos e seus companheiros — e também registra o estabelecimento da Igreja na Judeia, na Samaria e no Império Romano.

As 21 epístolas foram escritas para igrejas e indivíduos, a fim de explicar a importância da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com suas implicações para a vida e o testemunho até seu retorno.

O NT termina com o Apocalipse, que tem início com um retrato da atual era da Igreja e culmina no retorno de Cristo para estabelecer seu reino terreno, trazendo castigo para os ímpios e glória e bênçãos para os cristãos. Após o reinado milenar do Senhor Salvador virá o julgamento final, conduzindo ao estado eterno, e nele todos os cristãos de todas as eras entram na glória eterna sublime preparada para eles e todos os ímpios são enviados ao inferno para condenação eterna.

Para entender a Bíblia, é fundamental compreender o curso da história, desde a criação até a consumação; além disso, é essencial manter em foco o tema unificante das Escrituras. O único tema frequente que se desenvolve ao longo de toda a Bíblia é o seguinte: Deus, para sua própria glória, escolheu criar e reunir para si um grupo de pessoas, a fim de serem servos em seu reinado eterno, louvarem, honrarem e servirem a ele para sempre e por meio de quem ele exibirá

sua sabedoria, autoridade, misericórdia, graça e glória. Para reunir os escolhidos, Deus tem de remi-los do pecado, e a Bíblia revela o plano de Deus para tal redenção, desde seu início na eternidade passada até sua conclusão na eternidade futura. Nesse contexto, alianças, promessas e períodos são todos secundários ao plano contínuo da redenção.

Há um só Deus. A Bíblia tem apenas um Criador. É um único livro. Há somente um plano de graça, registrado desde seu início, passando por sua execução, até sua consumação. A Bíblia é a história de Deus redimindo seu povo escolhido para o louvor de sua glória.

À medida que o plano e os propósitos redentores de Deus se desenrolam nas Escrituras, cinco temas recorrentes são enfatizados:

  • O caráter de Deus.

  • O juízo pelo pecado e pela desobediência.

  • A bênção pela fé e pela obediência.

  • O Senhor Salvador e o sacrifício pelo pecado.

  • O reino e a glória vindouros.

Todo o conteúdo revelado nas páginas do AT e do NT está associado com essas cinco categorias. As Escrituras estão sempre ensinando ou ilustrando (1) o caráter e os atributos de Deus; (2) a tragédia do pecado e da desobediência aos padrões santos de Deus; (3) a bênção pela fé e pela obediência aos padrões de Deus; (4) a necessidade de um Salvador por meio de quem, em virtude de sua justiça e substituição, pecadores podem ser perdoados, declarados justos e transformados a fim de obedecer aos padrões de Deus; e (5) o vindouro fim glorioso da história redentora no reino terreno do Senhor Salvador e o subsequente reino e a glória eternos de Deus e Cristo. Assim, ao estudarmos as Escrituras é essencial compreendermos essas categorias recorrentes como grandes ganchos nos quais podemos pendurar as passagens, e, à medida que vamos lendo a Bíblia, temos de ser capazes de relacionar cada parte das Escrituras a esses tópicos dominantes, reconhecendo que, o que é apresentado no AT, também se torna mais claro no NT.


Examinar essas cinco categorias separadamente nos dá uma visão geral da Bíblia. Manual Bíblico John F. MacArthur

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page