top of page

O que aconteceu com os doze apóstolos?



O que aconteceu com os doze apóstolos?


Neste artigo veremos como cada um dos apóstolos se espalhou para ministrar e evangelizar e quantos dos apóstolos morreram por sua fé.


Os 12 apóstolos escolhidos por Jesus


“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.” (Mateus 10:2-4)


Matias substitui Judas


“Portanto, é necessário que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até o dia em que foi tirado do nosso meio e levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Então propuseram dois: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual dos dois escolheste para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou, indo para o seu próprio lugar. Depois fizeram um sorteio, e a sorte caiu sobre Matias, que foi acrescentado ao grupo dos onze apóstolos.” (Atos 1:21-26)


Os apóstolos não eram o tipo de grupo que você esperaria que Jesus enviasse na missão de alcançar o mundo com a pregação do evangelho. Não havia nada de incrivelmente único ou espetacular neles. Os doze apóstolos eram apenas trabalhadores comuns. Mas Jesus formou-os na coluna da igreja e deu-lhes a tarefa mais extraordinária que se possa imaginar: chamar o mundo inteiro, incluindo o império mais poderoso, ao arrependimento e à fé no Cristo ressurreto. Podemos ter a certeza de que qualquer cidadão romano instruído do primeiro século teria rido de qualquer previsão de que, dentro de três séculos, a fé cristã seria a fé oficial do mundo.


A Dispersão dos 12 Apóstolos


Aqui estão os respectivos locais missionários dos Apóstolos, conforme encontrados no Livro 3 de Eusébio de Cesareia:


Enquanto isso, os santos apóstolos e discípulos de nosso Salvador estavam dispersos pelo mundo. A Pártia, segundo a tradição, foi atribuída a Tomé como seu campo de trabalho, a Cítia a André e a Ásia a João, que, depois de ter vivido lá algum tempo, morreu em Éfeso. Pedro parece ter pregado no Ponto, na Galácia, na Bitínia, na Capadócia e na Ásia aos judeus da dispersão. E finalmente, vindo para Roma, foi crucificado de cabeça para baixo; pois ele havia solicitado que pudesse sofrer dessa maneira. O que precisamos dizer a respeito de Paulo, que pregou o Evangelho de Cristo de Jerusalém ao Ilírico, e depois sofreu o martírio em Roma sob o comando de Nero? Esses fatos são relatados por Orígenes no terceiro volume do seu Comentário ao Gênesis.


Muitos se perguntam como os 12 apóstolos morreram, pois o Novo Testamento fala do destino de apenas dois dos apóstolos: Judas, que traiu Jesus e depois saiu e se enforcou, e Tiago, filho de Zebedeu, que foi executado por Herodes Agripa por volta de 44 d.C. (ver Atos 12:2). Vejamos como cada um dos apóstolos se espalhou para ministrar e evangelizar e quantos dos apóstolos morreram por sua fé.


Como morreram os doze apóstolos?


São muitos os relatos e lendas, e nem sempre são confiáveis, mas é seguro dizer que os apóstolos foram por toda parte como proclamadores e defensores da mensagem do evangelho de Cristo. Uma antiga lenda diz que eles lançaram sortes e dividiram o mundo para determinar quem iria e para onde iria, para que todos pudessem ouvir sobre Jesus. Sofreram muito pela sua fé e, na maioria dos casos, sofreram mortes violentas por causa do seu ousado testemunho e fé em Cristo.


Pedro e Paulo


Ambos foram martirizados em Roma por volta de 66 d.C., durante a perseguição do Nero imperador de Roma. Paulo foi decapitado. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo a seu pedido, pois não se sentia digno de morrer da mesma maneira que seu Senhor.


André


Irmão de Pedro. Pregou o evangelho em muitas nações. Foi para a "terra dos devoradores de homens", onde hoje é a União Soviética. Os cristãos de lá o reivindicam como o primeiro a levar o evangelho à sua terra. Ele também pregou na Ásia Menor, na atual Turquia e na Grécia. Contudo, em sua chegada a Edessa, foi capturado, onde teria sido crucificado em uma cruz cujo os extremidades inferiores foram fixados transversalmente no chão.


Tomé


Tido como o discípulo incrédulo. Os relatos do Evangelho afirmam que ele pediu para tocar em Jesus e, dessa forma, ter a certeza que ele havia ressuscitado. Ele provavelmente esteve mais ativo na área a leste da Síria. A tradição diz que ele pregou em Parta no extremo leste da Índia, onde os antigos cristãos de Meliapor o reverenciam como seu fundador. Eles afirmam que ele morreu atravessado com uma lança depois de atiçar a ira dos sacerdotes pagãos.


Filipe


Nascido em Betsaida da Galiléia, Filipe trabalhou diligentemente na Ásia Setentrional. Mas, foi em Cartago onde possivelmente teve um ministério poderoso, no Norte da África e na Ásia Menor, onde converteu a esposa de um procônsul romano. Em retaliação, o procônsul mandou prender Filipe, o qual foi açoitado, encarcerado e depois cruelmente condenado à crucificação em Heliópolis, na Frígia, em 54 d.C.


Mateus


Cobrador de impostos, nascido em Nazaré. Escreveu seu evangelho em hebraico, o qual, mais tarde, foi traduzido para o grego por Tiago, o Menor. Pregou o evangelho na Pérsia e na Etiópia. Existem várias versões sobre sua morte. Alguns dos relatórios mais antigos dizem que ele não foi martirizado, enquanto outros dizem que ele foi morto a facadas na Etiópia. O relato mais coerente é que ele teria morrido em decorrência de um ferimento de alabarda (uma espécie de lança) na cidade de Nadabá por volta do ano 60 d.C.


Bartolomeu


Houveram grandes viagens missionárias atribuídas a Bartolomeu, segundo a tradição. Ele teria ido à Índia com Thomas, onde traduziu o evangelho de Mateus na linguagem indiana e o propagou, tendo algum tempo depois voltado à Armênia, Etiópia e sul da Arábia. Existem vários relatos de que ele foi cruelmente açoitado e crucificado pelos intolerantes idólatras.


Tiago Menor


Foi escolhido para supervisionar as igrejas de Jerusalém; foi também autor da epístola atribuída a Tiago no cânone sagrado. Aos 94 anos de idade foi espancado e apedrejado pelos judeus até ter o seu crânio aberto por clavas (cacete).


Tiago Maior


De acordo com Lucas em Atos dos Apóstolos, Tiago, era filho de Zebedeu, irmão mais velho de João e parente de Jesus, pois sua mãe, Salomé, era prima de Maria. O Historiador John Fox em seu livro "O livro dos Mártires" relata que assim que Herodes Agripa foi designado governador da Judeia, com a intenção de reconciliar com os judeus, levantou uma intensa perseguição contra os cristãos, determinando golpeá-los fatalmente. Não podemos deixar de mencionar o relato dado por um eminente escritor primitivo, Clemente de Alexandria. Quando Tiago estava sendo conduzido ao lugar onde ele seria morto, seu acusador acabou se arrependendo de sua conduta diante do apóstolo; prostrou-se aos seus pés, implorando-lhe perdão, confessou-se cristão e determinou que Tiago não deveria morrer sozinho. Portanto, foram ambos decapitados ao mesmo tempo.


Simão, o Zelote


Simão, também chamado Zelote, foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Nasceu em Caná, na Galileia e pregou o evangelho em Mauritânia, África, e até mesmo na Grã-Bretânha, país no qual foi crucificado após se recusar a sacrificar ao deus sol.


Matias


O menos conhecido entre os discípulos. Ele foi o apóstolo escolhido para substituir Judas (o traidor). Matias sofreu duras perseguições durante sua missão apostólica, porém não desanimou e continuou a pregar o evangelho. A Tradição diz que Matias morreu apedrejado e que depois foi decapitado em Colchis, Jerusalém.


Tadeu


Mais conhecido hoje como Judas Tadeu. No Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação do evangelho de Cristo em meio às perseguições, pela Galileia. Depois viajou para a Samaria e outras comunidades judaicas divulgando o Evangelho. Participou do primeiro Concílio de Jerusalém e em seguida seguiu para Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia após a ressurreição de Jesus. Não se sabe ao certo como e quando sua missão terminou. Muitos acreditam que a alabarda que aparece na imagem criada pela igreja católica pode ter alguma relação com a sua morte. O que se sabe de certo é que a sua morte foi decretada por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.


João


O discípulo amado", irmão de Tiago Maior. O único dos apóstolos a morrer de causa natural devido à velhice. Ele era o líder da igreja na região de Éfeso e teria cuidado de Maria, a mãe de Jesus, em sua casa. Durante a perseguição de Domiciano, imperador romano, em meados dos anos 90 d.C., ele recebeu a ordem de partir de Éfeso para Roma, onde teria sido jogado em um caldeirão de óleo fervente. Por um milagre, escapou sem dano algum. Mais tarde, Domiciano o exilou na Ilha de Patmos, onde escreveu o último livro da Bíblia, o Apocalipse. Portanto, João, foi o único dos apóstolos que escapou de uma morte violenta.


Judas Iscariotes


O apóstolo responsável pela traição de Cristo. De acordo com relatos bíblicos, após entregar Jesus por 30 moedas de prata, Judas teria caído em si e percebido o erro que cometeu. Como já era tarde, seu arrependimento fez com que acabasse se enforcando para colocar um fim em sua própria vida.


A influência dos apóstolos hoje


Os nomes dos apóstolos de Jesus tornaram-se os nomes mais comuns para homens no mundo ocidental. Quantas pessoas você conhece que se chamam João, Pedro, André, Tiago, Bartolomeu ou Filipe?


Pelo menos quatro dos apóstolos eram pescadores. Isso pode ter sido o motivo pelo qual um dos primeiros e mais proeminentes símbolos cristãos é o peixe.


Após a morte dos apóstolos, não encontramos figuras missionárias significativas ao nível de Paulo. No entanto, a fé continuou a espalhar-se como um incêndio, embora o cristianismo tenha sido declarado ilegal até ao século IV, sob o imperador Constantino.


Graça e paz!

____________

Garberson Alencar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page